PRIMAVERA

PRIMAVERA

terça-feira, 11 de novembro de 2014

Projeto : Escuta, oralização e produção de poesias.

Projeto:
Escuta, oralização e produção de poesias
Disciplina
Língua Portuguesa

Conteúdo
Escuta, oralização e produção de poesias

Objetivos
- Brincar com a sonoridade das palavras.
- Ampliar o repertório literário.
- Construir maior conhecimento sobre o gênero literário (poesias).
- Recitar poesias explorando os recursos existentes na oralidade e valorizando os sentimentos que o texto quer transmitir
- Valorizar entonação de voz, fluência, ritmo e dicção como maneiras de articular e aperfeiçoar a oralidade.
- Aprender a expressar-se num grupo.
- Conhecer a prática social de um sarau (e tudo que a envolve) em que as pessoas se reúnem para apreciar e declamar poesias, além de interagir com um público ouvinte.

Conteúdos
- Escuta e produção oral.
- Leitura
-Produção escrita

ANO
3º Ano

Tempo estimado 
Um bimestre


Material necessário
Poesias de autores como Cecília Meireles,, Elias José, Vinícius de Moraes, José Paulo Paes, Fernando Pessoa, entre outros.

Desenvolvimento
1ª etapa

Acomodar os alunos em roda, escolher poesias e ler para a turma. Expressar os sentimentos que aparecem no texto durante sua leitura, como medo, espanto, alegria, tristeza, humor.

2ª etapa
Sugerir que pesquisem com os pais ou familiares se gostam e conhecem de cor alguma poesia. Criar um mural de poesias a partir destas contribuições e de visitas à biblioteca.

3ª etapa
Fazer uma lista com os títulos das poesias preferidas do grupo.

4ª etapa
Produzir  um portifólio com as poesias lidas dos autores acima citados e as criadas pelo grupo.                                                                                                                                        

Produto final
Criação do portifólio.


Avaliação
Ao final do projeto espera-se que as crianças sejam capazes de reconhecer características do texto poético (divisão em versos e estrofes e rimas, por exemplo), se expressar e se apresentar em público, de maneira eficaz e adequada, transmitindo sentimento da poesia apresentada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário