Projeto:
Escuta, oralização e produção de poesias
Disciplina
Língua Portuguesa
Língua Portuguesa
Conteúdo
Escuta, oralização e produção de poesias
Escuta, oralização e produção de poesias
Objetivos
- Brincar com a sonoridade das palavras.
- Ampliar o repertório literário.
- Construir maior conhecimento sobre o gênero literário (poesias).
- Recitar poesias explorando os recursos existentes na oralidade e valorizando os sentimentos que o texto quer transmitir
- Valorizar entonação de voz, fluência, ritmo e dicção como maneiras de articular e aperfeiçoar a oralidade.
- Aprender a expressar-se num grupo.
- Conhecer a prática social de um sarau (e tudo que a envolve) em que as pessoas se reúnem para apreciar e declamar poesias, além de interagir com um público ouvinte.
- Brincar com a sonoridade das palavras.
- Ampliar o repertório literário.
- Construir maior conhecimento sobre o gênero literário (poesias).
- Recitar poesias explorando os recursos existentes na oralidade e valorizando os sentimentos que o texto quer transmitir
- Valorizar entonação de voz, fluência, ritmo e dicção como maneiras de articular e aperfeiçoar a oralidade.
- Aprender a expressar-se num grupo.
- Conhecer a prática social de um sarau (e tudo que a envolve) em que as pessoas se reúnem para apreciar e declamar poesias, além de interagir com um público ouvinte.
Conteúdos
- Escuta e produção oral.
- Leitura
- Escuta e produção oral.
- Leitura
-Produção escrita
ANO
3º Ano
Um bimestre
Material necessário
Poesias de autores como Cecília Meireles,, Elias José, Vinícius de Moraes, José Paulo Paes, Fernando Pessoa, entre outros.
Poesias de autores como Cecília Meireles,, Elias José, Vinícius de Moraes, José Paulo Paes, Fernando Pessoa, entre outros.
Desenvolvimento
1ª etapa
Acomodar os alunos em roda, escolher poesias e ler para a turma. Expressar os sentimentos que aparecem no texto durante sua leitura, como medo, espanto, alegria, tristeza, humor.
1ª etapa
Acomodar os alunos em roda, escolher poesias e ler para a turma. Expressar os sentimentos que aparecem no texto durante sua leitura, como medo, espanto, alegria, tristeza, humor.
2ª etapa
Sugerir que pesquisem com os pais ou familiares se gostam e conhecem de cor alguma poesia. Criar um mural de poesias a partir destas contribuições e de visitas à biblioteca.
Sugerir que pesquisem com os pais ou familiares se gostam e conhecem de cor alguma poesia. Criar um mural de poesias a partir destas contribuições e de visitas à biblioteca.
3ª etapa
Fazer uma lista com os títulos das poesias preferidas do grupo.
Fazer uma lista com os títulos das poesias preferidas do grupo.
4ª etapa
Produzir um portifólio com as
poesias lidas dos autores acima citados e as criadas pelo grupo.
Produto final
Criação do portifólio.
Avaliação
Ao final do projeto espera-se que as crianças sejam capazes de reconhecer características do texto poético (divisão em versos e estrofes e rimas, por exemplo), se expressar e se apresentar em público, de maneira eficaz e adequada, transmitindo sentimento da poesia apresentada.
Ao final do projeto espera-se que as crianças sejam capazes de reconhecer características do texto poético (divisão em versos e estrofes e rimas, por exemplo), se expressar e se apresentar em público, de maneira eficaz e adequada, transmitindo sentimento da poesia apresentada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário