AVALIAÇÃO DE MATEMÁTICA –
1-Ordene os numerais em ordem crescente e
marque com um X a alternativa correta:
2-Coloque os números em ordem crescente
105 - 202 - 11 - 101 - 9 - 501
3-A professora pediu a aluna Ana para buscar
na secretaria um livro de matemática e no percurso ela passou pela biblioteca
da escola. Compare a distância da sala de aula em relação a secretaria, a
biblioteca e o banheiro e responda a seguinte questão:
Qual o maior percurso:
4- Observe os seguintes números e em seguida
marque a alternativa correta:
5-A merendeira da escola de Marcos separou
algumas frutas para preparar uma salada. Identifique a quantidade de cada tipo
de fruta no quadrado ao lado.
Agora marque a alternativa correta:
A) ( ) A quantidade de maçãs é
maior do que a de laranjas.
B) ( ) A quantidade de maçãs é
igual a de laranjas.
C) ( ) A quantidade de maçãs é
menor do que a de mamões.
D) ( ) A quantidade de laranjas
é maior do que a de maçãs e de mamões.
6-Observe a nota que Alice recebeu de seu pai.
Ela foi ao mercado e trocou essa nota por duas notas de menor valor.
Marque com um X a alternativa que corresponde o mesmo valor que Alice
recebeu nessa troca.
202 - 204 - 206 - 208 - 210
é formada por:
A. ( ) Somente números ímpares.
B. ( ) Somente números pares
C. ( ) Números menores do que 200.
D. ( ) Números de 2 algarismos.
9- No sítio de Seu Joaquim, há
alguns canteiros com plantações. Ele organizou alguns dados numa tabela.
Observe a tabela que
Carlos fez e responda às questões abaixo:
A) Quantos pés de alface? ________
B) Quantos pés de beterraba?_____
C) quantos pés de alface a mais que os de cebola
____________
10 – Por causa da falta de
chuva 15 pés de alface murcharam. Quantos pés de alface sobraram?
_________________________
11- Quantos minutos durou a festa da
professora?
A festa
durou _________ minutos.
Pedro
comprou um pacote de balas de três
sabores. Ele contou todas as balas desse
pacote agrupadas por sabores e
registrou:
12- Quantas balas de laranja
tinham a mais que as balas de chocolate no pacote? ____________________
13 – Quantas balas de
morango tinham a menos que as balas de chocolate? ___________________________
14- Se eu juntar dez moedas de 1 centavo posso trocar por uma
moeda do mesmo valor. Que moeda é essa?
15- Para eu formar um real e cinquenta centavos só
com moedas de 25 centavos, quantas moedas eu vou precisar?
16- Luciana
gastou R$ 145,26 e ainda ficou com R$
14,74. Quantos reais Luciana tinha?
17- Leandro tem R$ 252,00 para dividir igualmente entre
seus seis filhos. Quanto vai receber cada filho de Leandro?
18- Um senhor entregou ao caixa do banco a
quantia de R$ 90,00 para pagar uma conta de luz no valor de R$ 37,00 e uma
conta de telefone no valor de R$ 48,00. Recebeu uma nota de troco. Que nota foi
essa?
19-
ESCREVA COMO SE LÊ
R$ 0,50 _____________________________________________________
R$
1,01 _______________________________________________________
R$
0,06 _______________________________________________________
R$
22,25 _______________________________________________________
R$
100,02 ______________________________________________________
20- Usando todas as peças do Tangram que você vai receber,
monte um quadrado. E cole no espaço a seguir:
Aluno
__________________________________________3º ANO ____
Avaliação
Bimestral de LÍNGUA PORTUGUESA
TEXTO
I - CONVERSA DE NATAL
_Ela está tão bonita, não é papai?
_Está sim, meu bem. _ Respondeu ele.
A voz era tão sem entusiasmo que eu falei:
_Mas com essa cara não parece! Não gosta de festejar o
Natal, como todo mundo?
_ Do Natal eu gosto filha...Mas...Vem cá sente aqui,
puxando-me ao seu lado no sofá.
O Natal é lindo! Mas não é por causa de árvores enfeitadas
como a nossa ou de cidades mais iluminadas, cheias de vitrines decoradas e de
lojas que contratam gente vestida de Papai Noel, para entregar pacotes de
presentes. Acho que apesar de tudo isso, o Natal ainda sobrevive porque sua
mensagem é eterna. Esta mensagem de paz na Terra e amor entre os homens é a
única solução para este mundo. Quem sabe um dia os homens a ouvirão, não é?
Você entendeu querida?
Claro, papai. Acho que eu ia fazendo como todo mundo: via o
Natal como uma linda festa só que fiquei tão animada com ela, que quase esqueci
o principal: o aniversariante, Jesus Cristo.
Rosane de Mello
INTERPRETANDO
O TEXTO
1-
Quando
o pai entrou o que mãe e filha estavam fazendo?
________________________________________________________
2-
O
texto nos fala sobre um aniversariante, quem é esse aniversariante?
________________________________________________________
3-
De
acordo com o texto porque o Natal ainda sobrevive?
________________________________________________________
4-
Depois
de conversar com o pai, o que a menina do texto aprendeu?
________________________________________________________
Papai Noel,
Me traga
Um punhado de estrelas,
Pra eu pendurar
No meu quarto
E, para sempre,
Poder vê-las.
Me traga o sol
Pra que de noite
Eu também possa
Jogar futebol.
Me dê asas
E uma plumagem colorida,
Pra que eu possa voar
E, lá de cima,
Ver a vida.
Me traga um amigo marciano
Com três pernas,
Sete olhos
E um nariz de tucano.
Me traga
Uma nuvem macia
Pra eu usar de travesseiro
E dormir de dia
E sonhar o dia inteiro.
Papai Noel,
Eu quero um gnomo,
Um duende,
Uma bruxa e uma fada.
Pensando bem,
Pode trazer dois de cada.
Não se esqueça também
De uma viagem de trem.
Uma cratera da lua,
Uma árvore para minha rua.
Um gigante pequeno.
Um sorvete
Que não acaba,
Um castelo de areia
Que não desaba.
Um tênis sem chulé,
Uma máquina de fazer
cafuné.
Para minha mãe,
Todas as flores.
Para o meu pai,
Todas as cores.
E, Papai Noel,
Só mais um desejo:
Me traga um beijo
Do Papai do Céu.
AUTOR: LALAU (Publicitário e poeta)
*Parte integrante do livro PAPAI
NOEL
EDITORA: Cia das letrinhas.
5-
O
texto “DESEJOS” é do gênero:
A)
Informativo
B)
Instrucional
C)
Poesia
D)
Relato
pessoal
De acordo com o texto responda as questões:
6-
Qual
o título do texto?
_____________________________________________________
7-
Qual
o assunto do texto?
_____________________________________________________
8-
Por
que a criança pediu para o Papai Noel trazer o Sol?
_____________________________________________________
9-
No
desejo da criança, como deveria ser o marciano?
_________________________________________________________
10-O que a criança queria :
·
Para
ela? __________________________________________________
·
Para
a mãe? __________________________________________________
·
Para
o pai? __________________________________________________
– Leia
o texto abaixo.
A professora diz a Pedrinho:
- Dê três provas de que a terra é
redonda.
E o Pedrinho:
- O papai diz que ela é, a mamãe diz que
ela é, a senhora diz que ela é. E vocês três são da maior confiança ...
|
12-Marque com um x o
quadrinho onde aparece a fala da professora;
A)
( ) O papai diz que ela é, a mamãe diz
que ela é. E vocês três são da maior confiança
B)
( )A professora diz a Pedrinho:
C)( ) Dê três provas de que a terra e redonda.
D) ( ) E o Pedrinho
13-Marque a alternativa em que todas as palavras e estão
em ordem alfabética:
a - ( ) amor – computador – cachaça – prateleira – prato – amazônia
b - ( ) amazônia – cachaça – prateleira – amor –
prato – computador
c - ( ) cachaça – prateleira – amor – prato –
amazônia – computador
d- ( )
amazônia – amor – cachaça – computador – prateleira – prato
14- Leia
o texto abaixo.
O que as plantas carnívoras fazem? Elas capturam insetos. A maior parte vive em
locais onde faltam nutrientes no solo, por isso a alimentação com insetos .Com
suas cores e seu cheiro forte, atraem as presas para armadilhas que variam em
cada espécie. Algumas agarram os insetos com folhas em forma de concha. Outras
prendem as presas com substâncias adesivas.
-Qual o assunto desse texto?
A ) (
) Locais onde vivem os insetos.
B) (
) Como as plantas carnívoras
capturam insetos.
C) (
) Pessoas que colecionam plantas carnívoras.
D )(
) Tipos diferentes de insetos noturnos.
15- Observe o texto e responda a pergunta abaixo
Esse texto serve
para
A) dar um recado.
B) ensinar um jogo.
C) fazer um convite.
D) vender um objeto.
16- Atenção essa
questão vale (dois pontos e meio)
Escreva uma carta para o Papai Noel, contando à ele como
foi o seu ano, fale da família, dos amigos, das alegrias e tristezas e da
escola.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário